Wiki

Referências

Entendendo os problemas

Lightbeam - quem sabe por onde você navega

O Lightbeam (“raio de luz” em inglês) é uma extensão pro Firefox que mostra como certos serviços web podem monitorar seu histórico da web – quais páginas você visita, em quais sites, em que horas – à medida em que você usa o navegador normalmente.

Sucessor do Collusion, o Lightbeam torna muito claro o modo como os serviços de propaganda podem rastrear as atividades de internautas, agregando os dados da atividade de milhões de pessoas e aprendendo sobre seus hábitos e preferências – uma prática chamada “behavior tracking”, ou “rastreamento de comportamento”.

Pra ver mais detalhes (por enquanto, em inglês) e instalar no Firefox:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/lightbeam/

Immersion

Link: https://immersion.media.mit.edu/

Pesquisadores do MIT Media Lab desenvolveram uma ferramenta de visualização que mostra claramente quão intrusiva pode ser a coleta de metadata através do tempo. Denominada Immersion, a ferramenta monta uma visualização de todo o ciclo de comunicações de uma conta do Gmail, apenas analisando informações dos campos “De”, “Para”, “CC” e a hora de envio.

Se você fornecer seu usuário e senha do Gmail, o Immersion levará menos de cinco minutos pra montar as diversas visualizações sobre sua vida – quantidade de e-mails enviados por época, o grau de comunicação entre você e seus contatos, quem introduziu quem pra outra pessoa, etc.

A equipe está plenamente consciente das implicações de lidar com suas senhas e e-mails – a senha é imediatamente descartada, o corpo dos e-mails nunca é tocado pela ferramenta, e os metadados e relatórios armazenados podem ser removidos a qualquer momento pelo usuário.

Assista o vídeo dos pesquisadores mostrando a ferramenta, e teste com seus dados: Graphs by MIT Students Show the Enormously Intrusive Nature of Metadata | American Civil Liberties Union

Me and My Shadow / Yo y Mi Sombra

Link em inglês: https://myshadow.org/

This website is created by the Tactical Technology Collective (and is in stable-Beta mode) to help you see which digital shadows you cast and how to make them smaller. Learn how you, your friends and family stay safe and sound in the digital world.

Link em espanhol: https://myshadow.org/es

Este sitio web por Tactical Technology Collective te ayuda a explorar las sombras digitales que produces, y te provee con los medios para cambiar sus formas y tamaños. Aprende cómo tú, tus amistades y familia pueden mantenerse seguros en el mundo digital.

Panopticlick - quão único é seu navegador?

Link: https://panopticlick.eff.org/

Permite ver que o conjunto de informações que um navegador web comum fornece aos websites – lista de plugins, fontes instaladas, resolução da tela… – costuma ser suficiente pra torná-lo único no mundo.

Malte Spitz - o que seu celular conta sobre você

Link: Tell-all telephone

O deputado do Partido Verde alemão Malte Spitz conseguiu na justiça que a Deutsche Telekom entregasse mais de seis meses de seus dados telefônicos, que ele disponibilizou pra Zeit Online. Nós combinamos esses dados de geolocalização com informações sobre sua vida como um político, como feeds do Twitter, posts de blog e websites, todos publicamente disponíveis na internet.

Ao apertar o play, você vai partir numa viagem através da vida de Malte Spitz.

Ferramentas, manuais e guias

Tem Boi na Linha?

Link: https://temboinalinha.org

“Tem boi na linha?” é um guia prático de combate à vigilância no âmbito dos movimentos sociais, e é destinado a grupos de ativistas, jornalistas, midialivristas ou a qualquer pessoa que precise ou deseje se proteger, e proteger suas comunicações e arquivos, da vigilância do Estado e de instituições privadas.

PRISM Break

Link: https://prism-break.org/#pt

Mega-lista de ferramentas alternativas antivigilância, feita como uma resposta aos vazamentos sobre o PRISM.

Manual de Segurança Saravá

Link: https://manual.sarava.org

Este manual tem como objetivo orientar grupos ativistas, movimentos sociais ou qualquer pessoa para questões de segurança, privacidade e direitos civis numa era em que os bancos de dados e a espionagem alcançaram o custo baixo o suficiente para que tais ferramentas sejam postas em prática maciçamente por governos e instituições privadas.

Surveillance Self-Defense / Autoprotección Digital Contra La Vigilancia

Link em inglês: https://ssd.eff.org/

Modern technology has given the powerful new abilities to eavesdrop and collect data on innocent people. Surveillance Self-Defense is EFF's guide to defending yourself and your friends from surveillance by using secure technology and developing careful practices

Link em espanhol: https://ssd.eff.org/es

La tecnología moderna ha traído nuevas y poderosas habilidades para recolectar y vigilar secretamente los datos de personas inocentes. Autoprotección Digital Contra La Vigilancia es la guía de la EFF para defenderte a ti y tus amigos del espionaje, utilizando tecnologías seguras y educándote en la implementación de prácticas de seguridad cuidadosas.

Trackography

Link: https://trackography.org

Trackography is a Tactical Tech project that aims to increase transparency about the data industry by illustrating who is tracking us when we read our favorite news online. It is an interactive map that shows which companies track us and how some of them handle our data based on their privacy policies. It also shows the routes and countries our data travels to before reaching the servers of the tracking companies and media websites.

Leituras

Cypherpunks

Uma conversa entre Julian Assange, editor-chefe do Wikileaks; Jacob Appelbaum, fundador do Noisebridge, desenvolvedor de software e pesquisador do Tor Project; Andy Müller-Maguhn, cofundador da European Digital Rights Edri e porta-voz do Chaos Computer Club e Jéremie Zimmermann, fundador da La Quadrature du Net. Disponível para download no link

Ministério do Silêncio

Ministério do Silêncio

Durante sete anos, o jornalista Lucas Figueiredo investigou o submundo do serviço secreto brasileiro, compondo um retrato impressionante desse órgão público federal que age nas sombras e não obedece às leis. Para contar a história do Serviço desde o surgimento de seu embrião, em 1927, até 2005 no governo Lula, o autor reuniu 26 quilos de documentos confidenciais e mais de 120 horas de entrevistas com agentes e ex-agentes secretos. O resultado é um quadro inédito dos crimes cometidos pelo serviço secreto nesses 78 anos, que incluem chantagem, perseguição, estelionato e cumplicidade em tortura, assassinato e ocultação de cadáveres.

Livros do autor | Blog do Lucas Figueiredo

Relatório sobre Vigilância Estatal do Special Rapporteur da ONU em Liberdade de Expressão

Apresentado no Conselho de Direitos Humanos da ONU na mesma semana das primeiras revelações de Edward Snowden, o relatório reporta como diferentes práticas de vigilância nas comunicações limitam a libertade de expressão. Download do relatório (PDF)

Wikileaks mapeia empresas que lucram com espionagem digital

Blogs e jornais

Schneier on Security

http://schneier.com/

Bruce Schneier é um dos nomes mais respeitados da segurança digital.

Após os escândalos da NSA, Schneier se tornou membro do conselho da Electronic Frontier Foundation, e se juntou à equipe de Glenn Greenwald no jornal The Guardian, analisando os documentos vazados por Snowden.

No blog, ele escreve bastante sobre segurança digital, tanto em seus aspectos técnicos, políticos e filosóficos.

Em inglês.

Vídeos

Anti-repression Workshop

Links: Parte 2, Parte 2

Uma conversa com Jacob Appelbaum, feita pros manifestantes do Occupy Wall Street em 2012. Em inglês.

freenet?

Link: freenet?

O exercício dos nossos direitos na Internet está sob ameaça. O freenet? é um documentário colaborativo, um chamado para que nós, usuários da rede, enfrentemos as ameaças a nossa liberdade na Internet: um filme sobre a rede, feito em colaboração com a rede. Para todos. Para o mundo.

referencias.txt · Última modificação: 2015/04/03 16:32 por lucastx